Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Revista Científica (Journal Article)
Siteplutao.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
IdentificadorJ8LNKAN8RW/3ARNAMS
Repositóriodpi.inpe.br/plutao/2011/11.23.17.41.57
Última Atualização2012:01.16.14.17.47 (UTC) administrator
Repositório de Metadadosdpi.inpe.br/plutao/2011/11.23.17.41.58
Última Atualização dos Metadados2018:06.05.00.01.35 (UTC) administrator
ISSN0104-4060
Rótulolattes: 3801760595415178 1 FlorenzanoLimaMora:2011:FoPrGe
Chave de CitaçãoFlorenzanoLimaMora:2011:FoPrGe
TítuloFormação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância
Ano2011
Data de Acesso11 maio 2024
Tipo SecundárioPRE PN
Número de Arquivos1
Tamanho1266 KiB
2. Contextualização
Autor1 Florenzano, Teresa Gallotti
2 Lima, Suely Franco Siqueira de
3 Moraes, Elisabete Caria
Identificador de Curriculo1 8JMKD3MGP5W/3C9JJ9T
2
3 8JMKD3MGP5W/3C9JH24
Grupo1 DSR-OBT-INPE-MCT-BR
2 DSR-OBT-INPE-MCT-BR
3 DSR-OBT-INPE-MCT-BR
Afiliação1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
3 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 teresa@dsr.inpe.br
2 suely@dsr.inpe.br
3 bete@dsr.inpe.br
Endereço de e-Mailteresa@dsr.inpe.br
RevistaEducar em Revista
Volume40
Páginas69-84
Nota SecundáriaB1_ADMINISTRAÇÃO,_CIÊNCIAS_CONTÁBEIS_E_TURISMO B2_CIÊNCIAS_SOCIAIS_APLICADAS_I A2_EDUCAÇÃO B4_ENSINO_DE_CIÊNCIAS_E_MATEMATICA B4_HISTÓRIA B1_INTERDISCIPLINAR B4_PSICOLOGIA B4_SAÚDE_COLETIVA B2_SOCIOLOGIA
Histórico (UTC)2011-11-24 11:03:15 :: lattes -> secretaria.cpa@dir.inpe.br :: 2011
2012-01-16 14:17:47 :: secretaria.cpa@dir.inpe.br -> administrator :: 2011
2018-06-05 00:01:35 :: administrator -> marciana :: 2011
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-Chaveformação de professores
educação básica
sensoriamento remoto
SIG
educação a distância
ResumoO sensoriamento remoto e o Sistema de Informações Geográficas (SIG) são recursos didáticos de grande potencial para diferentes áreas e níveis de ensino. Para capacitar professores no uso dessas geotecnologias foram criados dois cursos a distância. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com esse tipo de capacitação oferecida a professores de escolas da rede pública e privada do Brasil. Para ensinar técnicas de processamento de imagens e SIG, foram preparados para os professores tutorias específicos, bem detalhados. Os materiais e os métodos utilizados mostraram-se adequados, apesar de somente cerca de 50% dos professores terem alcançado um bom desempenho nas atividades propostas. Os resultados obtidos mostraram a necessidade de se investir não só na formação continuada, mas também na formação inicial dos professores. ABSTRACT: Remote Sensing and Geographic Information System (GIS) are very powerful tools for instructional use in different subject areas and by different school levels. For the in-service teacher training in the use of these geotechnologies two distance educations courses were created. The objective of this paper is to present the results obtained with this type of training offered to teachers of public and private schools from Brazil. Specially well-organized tutorials for guiding teachers on digital image processing techniques and GIS were made available for them. The material and method used has proved to be suitable, although only about 50% of the teachers had a good performance in the tasks proposed. The results showed the need to promote not only in-service teacher training courses but also pre-service teacher training.
ÁreaSRE
Arranjourlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > DIDSR > Formação de professores...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreementnão têm arquivos
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/J8LNKAN8RW/3ARNAMS
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/J8LNKAN8RW/3ARNAMS
Idiomapt
Arquivo Alvoa06.pdf
Grupo de Usuáriosadministrator
lattes
secretaria.cpa@dir.inpe.br
Visibilidadeshown
Política de Arquivamentoallowpublisher allowfinaldraft
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3ER446E
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.45.11 2
DivulgaçãoPORTALCAPES; SCIELO.
Acervo Hospedeirodpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01
6. Notas
NotasSetores de Atividade: Educação.
Campos Vaziosalternatejournal archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel doi format isbn lineage mark mirrorrepository month nextedition number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readergroup rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype typeofwork url
7. Controle da descrição
e-Mail (login)marciana
atualizar 


Fechar