1. Identificação | |
Tipo de Referência | Artigo em Revista Científica (Journal Article) |
Site | plutao.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | J8LNKAN8RW/3ARNAMS |
Repositório | dpi.inpe.br/plutao/2011/11.23.17.41.57 |
Última Atualização | 2012:01.16.14.17.47 (UTC) administrator |
Repositório de Metadados | dpi.inpe.br/plutao/2011/11.23.17.41.58 |
Última Atualização dos Metadados | 2018:06.05.00.01.35 (UTC) administrator |
ISSN | 0104-4060 |
Rótulo | lattes: 3801760595415178 1 FlorenzanoLimaMora:2011:FoPrGe |
Chave de Citação | FlorenzanoLimaMora:2011:FoPrGe |
Título | Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância |
Ano | 2011 |
Data de Acesso | 11 maio 2024 |
Tipo Secundário | PRE PN |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 1266 KiB |
|
2. Contextualização | |
Autor | 1 Florenzano, Teresa Gallotti 2 Lima, Suely Franco Siqueira de 3 Moraes, Elisabete Caria |
Identificador de Curriculo | 1 8JMKD3MGP5W/3C9JJ9T 2 3 8JMKD3MGP5W/3C9JH24 |
Grupo | 1 DSR-OBT-INPE-MCT-BR 2 DSR-OBT-INPE-MCT-BR 3 DSR-OBT-INPE-MCT-BR |
Afiliação | 1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 3 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Endereço de e-Mail do Autor | 1 teresa@dsr.inpe.br 2 suely@dsr.inpe.br 3 bete@dsr.inpe.br |
Endereço de e-Mail | teresa@dsr.inpe.br |
Revista | Educar em Revista |
Volume | 40 |
Páginas | 69-84 |
Nota Secundária | B1_ADMINISTRAÇÃO,_CIÊNCIAS_CONTÁBEIS_E_TURISMO B2_CIÊNCIAS_SOCIAIS_APLICADAS_I A2_EDUCAÇÃO B4_ENSINO_DE_CIÊNCIAS_E_MATEMATICA B4_HISTÓRIA B1_INTERDISCIPLINAR B4_PSICOLOGIA B4_SAÚDE_COLETIVA B2_SOCIOLOGIA |
Histórico (UTC) | 2011-11-24 11:03:15 :: lattes -> secretaria.cpa@dir.inpe.br :: 2011 2012-01-16 14:17:47 :: secretaria.cpa@dir.inpe.br -> administrator :: 2011 2018-06-05 00:01:35 :: administrator -> marciana :: 2011 |
|
3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Tipo do Conteúdo | External Contribution |
Tipo de Versão | publisher |
Palavras-Chave | formação de professores educação básica sensoriamento remoto SIG educação a distância |
Resumo | O sensoriamento remoto e o Sistema de Informações Geográficas (SIG) são recursos didáticos de grande potencial para diferentes áreas e níveis de ensino. Para capacitar professores no uso dessas geotecnologias foram criados dois cursos a distância. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com esse tipo de capacitação oferecida a professores de escolas da rede pública e privada do Brasil. Para ensinar técnicas de processamento de imagens e SIG, foram preparados para os professores tutorias específicos, bem detalhados. Os materiais e os métodos utilizados mostraram-se adequados, apesar de somente cerca de 50% dos professores terem alcançado um bom desempenho nas atividades propostas. Os resultados obtidos mostraram a necessidade de se investir não só na formação continuada, mas também na formação inicial dos professores. ABSTRACT: Remote Sensing and Geographic Information System (GIS) are very powerful tools for instructional use in different subject areas and by different school levels. For the in-service teacher training in the use of these geotechnologies two distance educations courses were created. The objective of this paper is to present the results obtained with this type of training offered to teachers of public and private schools from Brazil. Specially well-organized tutorials for guiding teachers on digital image processing techniques and GIS were made available for them. The material and method used has proved to be suitable, although only about 50% of the teachers had a good performance in the tasks proposed. The results showed the need to promote not only in-service teacher training courses but also pre-service teacher training. |
Área | SRE |
Arranjo | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > DIDSR > Formação de professores... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | não têm arquivos |
|
4. Condições de acesso e uso | |
URL dos dados | http://urlib.net/ibi/J8LNKAN8RW/3ARNAMS |
URL dos dados zipados | http://urlib.net/zip/J8LNKAN8RW/3ARNAMS |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | a06.pdf |
Grupo de Usuários | administrator lattes secretaria.cpa@dir.inpe.br |
Visibilidade | shown |
Política de Arquivamento | allowpublisher allowfinaldraft |
Permissão de Leitura | allow from all |
Permissão de Atualização | não transferida |
|
5. Fontes relacionadas | |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3ER446E |
Lista de Itens Citando | sid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.45.11 2 |
Divulgação | PORTALCAPES; SCIELO. |
Acervo Hospedeiro | dpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01 |
|
6. Notas | |
Notas | Setores de Atividade: Educação. |
Campos Vazios | alternatejournal archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel doi format isbn lineage mark mirrorrepository month nextedition number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readergroup rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype typeofwork url |
|
7. Controle da descrição | |
e-Mail (login) | marciana |
atualizar | |
|